Sinal de alerta!
A disfonia é um sintoma muito comum e recebe pouca atenção da maioria a população. A disfonia representa toda e qualquer dificuldade ou alteração na emissão vocal que impede a produção natural da voz (Behlau e Pontes, 1995).
A rouquidão ou outra alteração vocal é um sintoma, reflete alguma alteração no trato vocal (estruturas que participam na produção da voz) provocada por alguma patologia ou pelo abuso/mau uso da voz. Por isso, como qualquer outro sintoma, não pode ser ignorada!! Muitos pacientes disfônicos quando questiondos sobre a qualidade da sua voz nos dizem: "Minha voz é assim mesmo, normal." A rouquidão não é normal!
A causa da disfonia pode variar, assim como o tempo de duração, o tratamento e o prognóstico. Muitas vezes sua causa é apenas uma laringite, podendo até ter resolução espontânea. Mas isso não significa que toda disfonia seja deste modo.
Para facilitar, uma boa maneira de sabermos se é importante procurar uma avaliação é se a disfonia persiste por mais de 15 dias. Caso você ou algum conhecido esteja rouco por mais de duas semanas, não espere mais! Procure um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo e faça uma avaliação! Quanto mais cedo o diagnóstico, melhores as chances de tratamento.
Comentários
Postar um comentário